quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"Ter uma crença porque pensa que ela é útil e não porque pensa que é verdadeira!" Por Bertrand Russell


Abaixo, citarei uma pequena e editada passagem de uma entrevista realizada com Bertrand Russell.

Bertrand Arthur William Russell, 3º Conde Russell (Ravenscroft, País de Gales, 18 de Maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, País de Gales, 2 de Fevereiro de 1970) foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX. Político liberal, ativista e um popularizador da filosofia. Inúmeras pessoas respeitaram Russell como uma espécie de profeta da vida racional e da criatividade. A sua postura em vários temas foi controversa.

Tal citação aqui postada esta fragmentada, pois quis valorizar partes que julgo eu serem de extrema importância no contexto de ética e moral atuais, desprezando outras que, pessoalmente, não concordo, pois defendem o ateísmo, teoria a qual não acredito.

Fragmentos da entrevista:

[Russell] Me parece uma desonestidade fundamental e uma traição à integridade intelectual ter uma crença porque pensa que ela é útil e não porque pensa que é verdadeira...

[Entrevistadora] Estava pensando naquelas pessoas que acham que algum tipo de código religioso as ajuda a viver suas vidas e lhes dá um conjunto restrito de regras, o certo e o errado...

[Russell] Essa peculiar... Essas regras são geralmente equivocadas. Muitas fazem mais mal do que bem...

[Entrevistadora] Mas, nós talvez, ou a pessoa comum, talvez não seja forte o bastante para achar essa ética própria. Precisam ter algo externo que seja imposto sobre elas.

[Russell] Não acho que isso seja verdade, o que é imposto externamente não tem nenhum valor, não conta.


Abaixo, também, coloco o código de conduta liberal (proposto por Russell) baseado em dez princípios, à maneira do decálogo cristão. "Não para substituir o antigo", diz Russell, "mas para complementá-lo". Os dez princípios são:
  
   1. Não tenhas certeza absoluta de nada.
   2. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
   3. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso.
   4. Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
   5. Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
   6. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te.
   7. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
   8. Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
   9. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la.
  10. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

Coloquei aqui estes princípios, pois os considero sábios e bastante interessante para aqueles que, assim como eu, não se adéquam às estruturas antigas estabelecidas! Não que eles sejam todos irrefutáveis, mas vale a pena ao menos refletir sobre eles.

Abaixo vai o link da entrevista completa com Russel para aqueles que tiverem maior curiosidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...