O Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura é uma homenagem da Revista BRAVO! a artistas e realizadores nas áreas de artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, música popular e erudita. É considerado um dos principais pêmios destinados às artes do Brasil e sua 6ª edição aconteceu no dia 25 de outubro, na Sala São Paulo, na capital paulista.
Confira aqui os vencedores:
Melhor Exposição
Faustus, José Rufino
Melhor Espetáculo de Teatro
Vida, Companhia Brasileira de Teatro
Melhor Livro
Esquimó, Fabrício Corsaletti
Melhor Espetáculo de Dança
Sapatos Brancos, Núcleo Artístico Luis Ferron
Melhor Filme Nacional
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
Melhor CD Erudito
Obras Completas para Violão Solo - Heitor Villa-Lobos, Fábio Zanon
Melhor CD Popular
Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz, Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz
Melhor Show
Gainsbourg Imperial, Orquestra Imperial tocando Serge Gainsbourg com Caetano Veloso e Jane Birkin, sob regência do maestro Jean-Claude Vannier
Arte Digital
Fita Amarela, Leandro Araújo e Romulo Fróes
Personalidade Cultural do Ano
Boris Schnaiderman
Melhor Programação Cultural
Inhotim
Artista Bradesco Prime do Ano
Manoel de Barros
Algumas imagens da exposição Faustus:
Faustus é composta por ossos moldados em gesso, representações de pé, mão, crânio e outras partes do esqueleto, além de peças de mobiliário adquiridas em diversos locais que foram reaproveitadas pelo artista paraibano. A inspiração veio dos desenhos do renascentista Leonardo da Vinci.
A escolha do nome Faustus, palavra de origem latina que significa ostentação, luxo e magnificência, é explicada pelo artista: “Faustus vem de uma língua morta. A escolha do nome da exposição também passou por isso, pelo movimento de tentar aproximar o meu trabalho desse sentimento de resgate do que já se foi”, esclarece.
Museu - Promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC/Secult - BA), Faustus deu início à programação 2010 de mostras que propuseram um diálogo entre artes visuais e a arquitetura do Palácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário