quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vovó Super-heroína! Super Mamika!

Há alguns anos, o fotógrafo francês Sacha Goldberger encontrou sua avó húngara de 91 anos, Frederika, solitária e deprimida. Para animá-la, ele sugeriu que eles tirassem uma série de fotografias diferentes, em trajes, poses e posições incomuns. A avó concordou com relutância, mas uma vez que começou o ensaio fotográfico, ela não conseguiu mais parar de sorrir.
 
Frederika nasceu em Budapeste, 20 anos antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, arriscando sua própria vida, ela corajosamente, salvou a vida de dez pessoas. Quando perguntada como, Goldberger nos disse "que ela escondeu o povo judeu que conhecia, movendo-os para lugares diferentes a cada dia." Como uma sobrevivente do nazismo e do comunismo, ela, em seguida, emigrou da Hungria para a França.

Além da grande força, Frederika tem um senso de humor incrível, que desafia o tempo e os infortúnios da vida. Ela é divertida e cínica, sempre zombando carinhosamente das pessoas que ela ama.
Com o inesperado sucesso desta série, intitulado "Mamika", Goldberger criou uma página no MySpace para sua avó. Ela agora tem mais de 2.200 amigos e recebe mensagens como: "Você é a avó que eu sempre sonhei, quer  me adotar?" e "Você alegrou o meu dia, espero ser igual a você na sua idade."

Inicialmente, ela não entendia por que todas essas pessoasa escreviam felicitando-a. Depois, pouco a pouco, ela percebeu que a história dela transmitia uma mensagem de esperança e alegria. Em todas as fotos, ela posou com grande entusiasmo. Agora, após o ocorrido, Goldberger afirma que sua avó nunca mais mostrou sequer um indício de depressão, talvez porque através de sua história e das palavras quentes dos novos amigos, ela lembrou de como tem sorte de estar viva.

Nós entramos em contato com Sacha Goldberger, o neto e talentoso fotógrafo a fim de lhe perguntar mais sobre seu passado e processo criativo. Ele nos disse o seguinte:... "Eu comecei a fotografar há quatro anos e antes disso eu trabalhava como diretor criativo. Minha avó é muito profissional como se vê em suas poses, e foi ela quem propos algumas delas aliás! Além disso tenho boas histórias na cabeça e muitos amigos criativos ao meu lado!”
























Fonte: My Modern Met
Tradução e edição: Danilo Augusto


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...