sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Igreja Emergente! Afinal, o que é? Parte 1


Para início de nossa discussão:

Varias pessoas vêm tentando definir o que seria essa tal de igreja emergente! Acima de tudo devemos estar atentos ao fato de que a Igreja Emergente não se define em uma forma fechada, pontuada, mas se encontra em constante definição à medida que cresce, evolui, ou funciona, como um organismo vivo, expressivo e atuante que pratica o modo de vida do Cristo em sua cultura local.

O termo emergente não se refere à urgência e nem a algo que brota. Ele se refere mais a estratégias não planejadas, que apenas se desenrolam naturalmente sem nomeações, cargos instituídos ou algo do tipo, mas sim, repito, como um organismo vivo e atuante. É por isso que a maioria dos que discutem a Igreja Emergente são pessoas que não estão satisfeitas com a situação atual das igrejas institucionais vigentes e que por esse motivo buscam de alguma forma entender e expressar a fé Cristã neste contexto pós-moderno. É como numa comunidade de formigas, onde ninguém as ensinou o seu papel na comunidade, mas todas sabem exatamente o que fazer e o fazem com vistas no bem da comunidade.

As Igrejas Emergentes são cristocêntricas, e por isso, buscam em Jesus o modelo perfeito da manifestação do Reino de Deus no meio dos homens.  Como Jesus, procuram ser ativas na sociedade, servindo humildemente uns aos outros, criticando e se opondo a qualquer forma de autoritarismo e hierarquização, seja ele religioso ou político, e incluindo aqueles que por vezes são excluídos da sociedade. Portanto criticam com veemência as formas antropocêntricas de serviço presentes nas igrejas institucionais.

Tais igrejas também se opõem à crença de que para ser santo tem de ser separado do mundo em que você está inserido. Para elas não existem tais divisões de profano e sagrado, pois assim como Cristo, devemos participar da nossa cultura local, influenciando-a e renovando-a, assim como Cristo o fez. Portanto a vida espiritual não estaria desvinculada da vida cultural em si desde que não se contamine, mas antes contribua positivamente para a sociedade na qual esta inserida, seja nas artes, na economia, na política e etc.

É por estes fatores que a Igreja emergente valoriza o corpo se opondo à individualização atual. Por isso buscam sempre a ação, o serviço, a edificação e as experiências no grupo, como um organismo coletivo que vive a plena graça de Deus através de Cristo e de Seu Espírito em nós. Os relacionamentos são valorizados, vivendo o corpo como uma família e não como uma instituição, como uma comunidade e não como pessoas isoladas em culto. As atividades decorrem naturalmente do processo de inter-relação e não de tarefas e regras pré-estipuladas num relacionamento morto. Os lugares não são tão valorizados como as pessoas e existe ali uma situação de codependência onde não existem excluídos, mas incluídos.

A seguir algumas opiniões que podem lhe ajudar a compreender melhor esta discussão:

“Entendo Igreja Emergente como uma oportunidade de se fazer livremente perguntas incômodas à luz do evangelho de Jesus Cristo, repensar nossa forma crstã de ser tirando a influência do pensamento moderno que nos moldou e viver essa nova realidade, seja anunciando o Reino de Jesus Cristo a uma sociedade pós-moderna que está longe de ser alcançada pela igreja tradicional, seja curando esse mundo que ainda espera por uma redenção que somente Jesus Cristo pode dar.”
Luis Fernando – criador do RenovatioCafe

“Igrejas emergentes são comunidades que praticam o modo de vida de Jesus na cultura brasileira.”
Gustavo Frederico – criador do wiki Emergente

Ou ainda segundo Nuno Barreto:

“A igreja emergente é um termo semelhante ao termo reforma. Não há unidade teológica, como não havia entre os diferentes movimentos reformadores protestantes…É verdade que existe um tema principal para o movimento emergente…E esse tema é: A igreja como agente missiológico na terra, livre de instituição e hierarquias, simples, um organismo vivo cuja cabeça é Jesus, e onde a vida cristã é uma vida de comunidade e de compartilhamento.”
Nuno Barreto - autor do blog Simplice

E para finalizar:

A Igreja Emergente (ou Emergindo) nada mais é do que uma conversa honesta sobre os desafios e oportunidades de viver e comunicar a mensagem cristã no mundo cada vez mais pós-moderno. O diferencial da Igreja Emergente é sua abertura para lidar com as perguntas difíceis sobre o ser cristão no mundo pós-moderno. Perguntas estas que vão desde a prática cristã até a prática eclesiástica e missionária. Afinal de contas, o que é ser cristão? O que é ser igreja? O que significa fazer parte da missão de Deus no mundo hoje? De certo modo, a igreja tem sempre pensado essas coisas a partir de suas tradições eclesiásticas que definem, de muitas maneiras, sua cristologia e missiologia. A Igreja Emergente faz uma tentativa de recuar um pouco e repensar essas questões seguindo uma ordem mais ou menos inversa: uma cristologia que nos impulsione à missiologia, que por sua vez leve à eclesiologia. Em outras palavras, primeiro eu preciso entender Jesus, Verbo Encarnado, e me comprometer com Seu Caminho (proposta prática de vida que Ele apresentou) , abraçando Sua Missão no mundo de hoje e seguindo a jornada com outros seguidores na comunhão da Sua Igreja. O grande risco da Igreja Emergente, em minha opinião é ficar apenas no desconstrucionismo por um lado e, na sua crítica ao Cristianismo institucionalizado, fomentar uma jornada de fé individualista. Para não cair nestas tentações, a Igreja Emergente precisará manter as três “doutrinas” em equilíbrio diante de si.
Sandro Baggio – pastor do Projeto 242

Concluindo, inúmeras são as indagações a respeito da Igreja Emergente e seus anseios, mas este é apenas o início de uma longa e complexa discussão a respeito da fé Cristã no mundo atual. Em Breve voltaremos com mais esclarecimentos sobre este e mais assuntos que nos são pertinentes. Espero por meio deste, ter contribuído de alguma forma para o esclarecimento de alguns pontos desta abençoada conversa... Paz!

               http://emergente.pbworks.com/
Nota: Gostaria de agradecer, mesmo que anonimamente, a todos os envolvidos que me forneceram tais fontes! Meu sincero agradecimento a estas maravilhosas vozes pensantes! Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...