sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Desmitificando a Bíblia


Bíblia! Comumente definida como a palavra de Deus! Partindo de tal definição discorremos:
A Bíblia em essência é a palavra de Deus, e não só a palavra, mas a palavra revelada, em ação. O Logos (no grego=palavra). O verbo. “No princípio era o Verbo (a palavra), e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus” João 1:1.
O capitulo de João 1 nos ensina que o Verbo, a Palavra, é Jesus Cristo. Portanto a Bíblia é a Palavra revelada, Cristo. Jesus é a revelação de Deus á criação. “E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” João 1: 14.
Logo, crendo que a Bíblia é a Palavra revelada: Cristo! Faço-me a seguinte pergunta: Pode-se limitar Cristo? Pode-se de alguma forma quantificar o seu poder ou medir a sua extensão? É possível por fim na Sua ação que é eterna? Não.
Há, então, algo de extremamente errado em querermos limitar a Bíblia dentro de um tempo e espaço, ou em 66 livros lacrados, ou em um conjunto fechado de pessoas que fizeram parte Dela. Estaríamos limitando assim o Cristo.
O que pensar então? Que a Bíblia, sendo Cristo, não se limita, e toda criatura ou ser que de alguma forma revela Cristo á criação faz parte da Bíblia, tanto ontem, quanto hoje, quanto amanhã. 
Por isso a Bíblia não foi construída, mas ela existe, infinda, e fazem parte dela todos aqueles que a expressam, isto é, expressam a Cristo, a Palavra. Adão, Abraão, Isaías, João, Pedro, Paulo... fizeram parte da Bíblia assim como hoje a Maria, o José, o Antônio... também fazem (nomes genéricos). A natureza também faz parte da Bíblia, pois expressa inegavelmente a Cristo.
E o que mais me surpreendeu foi quando me dei conta do seguinte pensamento:
Não é sábio também, pensar que só expressa Cristo aquele que tem parte com ele ou que o segue. Note por exemplo que o próprio Diabo expressa Cristo na medida em que revela o seu oposto, e isso é tão real que, se olharmos para as escrituras vemos nela a presença de Satanás, de homens maus, e outros. Pense bem, quando olhamos para o mal, logo entendemos que existe um oposto, o bem, e que, portanto o mal revelou o bem. Por isso não só o bem revela a Cristo, como também o mal, a lei e a graça, a vida e a morte, a verdade e a mentira, enfim tudo. Toda a criação revela o Cristo, absolutamente tudo, (porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas) e tudo, assim, pertence á Bíblia. Ilimitada!
Você, eu, o outro, todos e tudo revelamos Cristo, e por isso, tudo pertence á Bíblia! Isto revela Sua essência não excludente, assim como Cristo o é.
Então pensei: de que forma revelarei a Cristo? Serei o bem ou mal, a verdade ou mentira, a justiça ou a injustiça, o amor ou o ódio? Não que nesta vida serei exatamente tais extremos, mas qual lado escolherei? Já que todos estamos na Bíblia? Tal responsabilidade certamente existe e está aí diante de nós.
Não me justificarei aqui defendendo as escrituras, pois para mim é inegável a sua grande Verdade, e a sua auto-justificação, mas exponho, apenas, meus pensamentos como forma de liberdade no Espírito de Deus, que nos fez seres pensantes.
Minha crítica se direciona àqueles que subvertendo a pureza do Cristianismo, usam as escrituras como instrumento dogmático de autoritarismo e intolerância, alienando e manipulando as massas, para um fim próprio, egoísta e vil em si mesmo. Devemos tirar o véu do dogma humano das escrituras e entendermos o real significado do que é a Palavra, da sua infinitude e do seu poder incompreensível de revelação, de luz!
Que tal palavra possa brilhar em toda Sua imensidão na sua própria criação, que, por conseguinte, faz parte Dela.
Com tudo isso concluo, de maneira aberta e não dogmática, que Tudo, absolutamente todas as coisas revelam a Cristo, a Palavra, e, portanto fazem parte da Bíblia. Que tal Palavra é a infindável Luz da criação e poderosa revelação do que É.  E que diante da dualidade das coisas, e do nosso livre arbítrio, existe grande responsabilidade individual e coletiva na maneira pelo qual O (Cristo) revelaremos ao mundo. Qual será o nosso papel na Bíblia?
Um pequeno esclarecimento: Em Apocalipse, quando fala de não retirar ou acrescentar palavras neste livro, entendo claramente que se refere ao livro profético de Apocalipse, exclusivamente, e não a um conjunto de livros.
Pense sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...